image1 image2 image3

Várias razões para ser feliz sendo mulher!|Experiência da vida de uma mulher!|Uma nova visão, de um novo tempo, de uma nova líder!

Como uma mulher pode ter destaque em empresa totalmente machista?


Este é um tema muito importante de ser falado, escrito e até para ser colocado em fórum de debates, pois ele traz um dos pontos mais essenciais sobre a situação das mulheres não somente em empresas consideradas machistas, mas na sociedade em geral. É fato que as mulheres já por alguns séculos vêm se desenvolvendo através de um sistema social, educacional, político, dentre outros cuja criação é comando masculino, ou seja, tudo ou quase tudo o que vemos em nossa sociedade como um todo foi criado e desenvolvido por homens.
Quando as mulheres começaram a ter a oportunidade de trabalharem profissionalmente e de terem acesso aos estudos principalmente os de níveis superiores tiveram de provar que realmente eram capazes de estudar e de trabalhar, ou seja, tiveram que competir com os homens feito homens. Porém, esta necessidade de provar que a mulher é tão capaz como os homens continua até hoje, pois ainda existem muitos preconceitos contra a mulher e falta de aceitação do feminino em geral.
Penso que numa empresa com tendências machistas para se ter destaque deve-se não competir de igual para igual com os homens, pois isto não irá favorecer a mulher, muito ao contrário só irá fortalecer a competição já existente. Além disto, a mulher se obrigará cada vez mais a se comportar como homem, justamente para poder provar que é capaz sim de se destacar em meio a uma consciência contra o feminino.
Algumas mulheres podem pensar que para ter destaque em uma empresa “machista” é necessário ser bonita
Algumas mulheres podem pensar que para ter destaque em uma empresa “machista” é necessário ser bonita, andar com roupas atraentes, ser sedutora. Penso que isto também não é o caminho, pois somente reforça a crença de que para uma mulher ter destaque profissional só pode ser através de “alguns poderes femininos” tão comentados entre os homens e até entre as mulheres de forma vulgar. Mas qual é a saída para esta situação?
Penso que a mulher necessita primeiramente compreender o que é a força feminina e se auto-conhecer como mulher. É necessário desconstruir crenças e valores invertidos em relação ao ser mulher e construir uma nova visão sobre o feminino como consciência e não somente como “coisas de mulher”. Para isto vou deixar aqui algumas dicas importantes:
- Ser mulher é muito valoroso seja em que situação você se encontrar.
- Reconheça que a força feminina é forte, porém é diferente da masculina.
- Conheça a si mesma. Saiba como você é no emocional, no intelectual, no físico; como você reage a certas situações onde você se sente exposta como mulher, em fim conheça-se.
- Saiba claramente seus objetivos como profissional e seus talentos para realizá-los.
- Se manifeste sempre como “ser” mulher para alcançar seus objetivos.
- Liberte-se da auto-imposição da competição com a força masculina.
- Fale sempre o que pensa; deixe clara sua visão a respeito de qualquer situação quando for solicitada.
- Lembre-se de que é necessário e importante que haja a diversidade de comportamentos, de idéias, de ações, portanto não seja igual aos homens senão você será mais “um”.
- É necessário que as mulheres assumam cada vez mais cargos de lideranças e de gestoras, porém é necessário que elas manifestem o feminino e não o modelo masculino aprendido.
- Desenvolva o feminino como consciência.

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *